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Governança de TI
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Governança de Tecnologia da Informação

Conjunto de regras e diretrizes definidos para o uso dos recursos de TI, alinhado à cultura e a estratégia de negócios da empresa, controles de verificação se a área de segurança da empresa esteja sendo aplicada quanto ao uso das ferramentas digitais. 

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Objetivos

1. Segurança de informações:
• Garantia da proteção de informações da empresa, através de controle das atividades da área de segurança da informação;
2. Controle de processos internos:
• Elaboração de políticas internas de tecnologia da informação e o zelo por esse cumprimento.
• Monitoração e controles dos processos internos relacionados à tecnologia.
• Gerenciamento de projetos e metodologias de TI
• Cumprimento das políticas gerais da empresa, como eixo da governança corporativa
3. Otimização da aplicação de recursos
• Definição dos  recursos destinados à área de TI, desde da responsabilidade dos procedimentos de cada área de TI dentro da empresa, até o planejamento orçamentário
• Garantia de que os recursos de TI sejam utilizados da maneira mais eficiente possível.
4. Suporte para a tomada de decisões:
• Fornecimento de informações e insights valiosos que ajudam na tomada de decisões estratégicas
• Esses objetivos ajudam a empresa a alinhar sua estratégia de TI com seus objetivos gerais de negócios
5. Medir o desempenho:
• Medição o desempenho de suas operações de TI e fazer ajustes conforme necessário

Ementa

1. As Organizações e a Tecnologia da Informação:

a. O papel da TI nas organizações e como ela pode ser usada para atingir os objetivos organizacionais.

b. Estruturação da área de TI nas organizações

c. Sistema Integrado de Gestão

d. Soluções de Segurança

e. Processo de TI

f. Infraestrutura

g. Sistema da Informação

h. Melhoria contínua

i. Projetos

j. Transformação Digital
 

2. A Evolução das Funções de TI ou TIC nos Negócios

3. Avaliação de Desempenho

4. Definição de Governança

5. Stakeholders

6. Gestão de Portfólio de Projetos

7. Governança em TI

8. Governança de TI em transformação digital

9. Gestão de Risco

10. Frameworks

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Datas a Horários

  • Aulas Online

  • Carga Horária: 32 horas

  • Início das aulas: 25 de julho

  • Horário as aulas: das 19:00 às 21:00.

  • Todas terças e quintas-feiras.

  • Através da plataforma ZOOM serão também gravadas e distribuídas aos alunos para cobrir eventuais faltas.

Páginas de calendário

Datas a Horários

  • Aulas Online

  • Carga Horária: 16 horas

  • Início das aulas: Novembro de 2024

  • Horário as aulas: das 19:00 às 21:00.

  • Todas as segundas-feiras e quartas-feiras

  • Através da plataforma ZOOM serão também gravadas e distribuídas aos alunos para cobrir eventuais faltas.

Investimento

R$ 250,00 ou 3 x R$ 83,00 no cartão.

Aperto de mão

Coordenador

Luiz Fernando Taboada

Engenheiro Eletrônico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista nas áreas de regulamentação, concorrência e desenvolvimento de produtos e serviços, tendo trabalhado na Cetel, Telerj e Embratel, ocupando diversos cargos gerenciais e executivos de 1975 a 2005. Professor do Curso Engenharia Eletrônica da UFRJ no período 1979-1989. Professor Associado, aposentado em 2019, do Curso de graduação de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduado em Formação Holística de Base pela Unipaz (FSJT). Atuou como Coordenador da Graduação do Curso de Engenharia de Telecomunicações da UFF, da Pósgraduação Lato sensu dos Cursos MBA – Serviços de Telecomunicações, Especialização em Comunicações Móveis, MBA em TV Digital, Radiodifusão & Novas Mídias de Comunicação Eletrônica e Especialização em Comunicações da UFF. Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Nacional de La Matanza da Argentina com diploma revalidado no Brasil pela Universidade Federal Fluminense - UFF.

Professor

Renato Cardoso
- Governança de Tecnologia da Informação

Mais de trinta anos de experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais, com participação em projetos caracterizados pela qualidade, responsabilidade financeira e prazo, motivação da equipe de acordo com as normas governamentais e segurança nas áreas Administrativa, Financeira, Tecnologia da Informação, Infraestrutura, Processamento, Segurança da Informação, ITIL Governança, Telecomunicações, Redes, Planejamento de Continuidade e Recuperação de Desastres. Experiência em Implantação de Service Desk com Administração de Problemas e Mudanças, SLA e Governança. Assessment para ISO 27.701. Gerenciamento de Projetos utilizando a metodologia PMBOK, Scrum, SIX SIGMA. Professor em Gestão de Tecnologias Digitais.Mestrado em Tecnologias Digitais, MBA em Tecnologia da Informação e Telecomunicações, Pós graduação em Análise de Sistemas; Sistema de Engenharia de Rede e Didática do Ensino Superior. Certificação como AUDITOR LEADER 27001, ITIL, CISSP e COBIT (ISACA)

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