...
top of page
datawarehouse.png

Data Warehouse

​Um data Warehouse (DW), é uma aplicação de Analytics que tem como objetivo o armazenamento de dados projetado para consolidar, organizar e permitir análises eficientes de grandes volumes de informações empresariais. Ele serve como um repositório centralizado que coleta dados de diversas fontes internas e externas de uma organização, os transforma e os armazena de maneira estruturada para oferecer suporte à tomada de decisão.

Objetivos

  1. Explicar os conceitos fundamentais de Data Warehousing;

     

  2. Apresentar os componentes técnicos e etapas de construção de um Data Warehousing;

     

  3. Projetar um modelo de dados multidimensional para atender às necessidades de BI de uma organização.

     

  4. Compreender a implantação e uso de um DW na prática.

dm-cloud-data-warehouse-companies.png

Bibliografia Básica da Disciplina

  • KIMBALL, RALPH; ROSS, MARGY. The data warehouse toolkit: the definitive guide to dimensional modeling. Indianapolis, Ed: Wiley & Sons, 2013.

  • INMON, W. H.; DEREK STRAUSS; GENIA NEUSHLOSS. DW 2.0: the architecture for the next generation of data warehousing. Amsterdan: Ed. Elsevier, 2008.

  • GONÇALVES, RODRIGO RIBEIRO. T-SQL com microsoft SQL server 2012 express. São Paulo: Ed. Érica, 2013.

Data-Warehouse-02.png

Ementa

  1. Apresentar os conceitos fundamentais de Data Warehousing:

    • Conceitos e Características;

    • Diferenças entre sistemas transacionais e informacionais;

    • Abordagens de implementação de um DW.

  2. Compreender as Arquiteturas DW:

    • Arquitetura tradicional DW;

    • Arquitetura de DW no Big Data;

    • Componentes da Arquitetura;

    • Processos de ETL para DW;

    • Plataformas de DW no mercado.

  3. Conhecer as técnicas de Modelagem Multidimensional para DW:

       • Conceitos de Modelagem de Dados;

       • Fatos;

       • Dimensões;

       • Análise de Dados no modelo Multidimensional.

    4. Data Visualization:

       • Conhecer as plataformas de consumo de um DW no ambiente corporativo:

    5. Implementação de um DW:

       • Após a finalização das etapas conceituais, será discutido e apresentado um caso de uso prático de implementação de um modelo de Data Mart simples, para que seja possível aplicar os conceitos apresentados anteriormente.

Datas a Horários

  • Carga Horária: 16 horas

  • Início das aulas: 20 de fevereiro.

  • Terças e quintas-feiras

  • Horário as aulas: das 18:50 às 21:30.

  • Dias: 20, 22, 27, 29 de fevereiro, 05 e 07 de março.

  • Aulas Online pela plataforma Zoom e Gravadas

Páginas de calendário
Aperto de mão

Investimento

  • R$ 250,00 ou 3 x R$ 83,00 no cartão.

Coordenador

Luiz Fernando Taboada

Engenheiro Eletrônico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista nas áreas de regulamentação, concorrência e desenvolvimento de produtos e serviços, tendo trabalhado na Cetel, Telerj e Embratel, ocupando diversos cargos gerenciais e executivos de 1975 a 2005. Professor do Curso Engenharia Eletrônica da UFRJ no período 1979-1989. Professor Associado, aposentado em 2019, do Curso de graduação de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduado em Formação Holística de Base pela Unipaz (FSJT). Atuou como Coordenador da Graduação do Curso de Engenharia de Telecomunicações da UFF, da Pósgraduação Lato sensu dos Cursos MBA – Serviços de Telecomunicações, Especialização em Comunicações Móveis, MBA em TV Digital, Radiodifusão & Novas Mídias de Comunicação Eletrônica e Especialização em Comunicações da UFF. Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Nacional de La Matanza da Argentina com diploma revalidado no Brasil pela Universidade Federal Fluminense - UFF.

Professor

Wagner Carvalho

Executivo de Tecnologia, com mestrado focado em gestão da informação, possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia, sendo mais de 12 anos como gestor em TI e Analytics. Possui sólida atuação em Business Intelligence, Data Warehousing, Analytics, MIS, Desenvolvimento de Novos Produtos, Arquitetura Corporativa, Projetos de Melhoria Contínua e Gestão de BPO. 
Como docente no Instituto INFNET do Rio de Janeiro, atuou como coordenador de curso, conteudista e docente com ênfase em: Business Intelligence, Banco de Dados, Gestão de TI e Fundamentos de Análise estatística.

Data-Warehouse-02.png

Faça aqui sua matrícula!

bottom of page